TurfeOnline.com

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Banner


Home Espaço Veterinário NATAÇÃO UMA GRANDE ALIADA DA PERFORMANCE – PARTE I

NATAÇÃO UMA GRANDE ALIADA DA PERFORMANCE – PARTE I

NATAÇÃO, UMA GRANDE ALIADA

DA PERFORMANCE – PARTE I

Artigo Postado em 1° de Junho de 2011 – Ref.: 0005/2011 – Autor: Ricardo Braga

Foto: Propriedade do autor

A natação por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, sem causar impactos, a sua prática é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes, trazendo ótimos benefícios para o organismo. Considerado um excepcional exercício aeróbico e recomendado para pessoas e animais de todas as idades e sexo com problemas articulares, musculares, respiratórios e psicológicos. Toda atividade feita na água é divertida e relaxante, desde que o executante esteja adaptado, com freqüência de repetição.

Como comentado acima, uma das principais qualidades e propriedades deste exercício é sua proteção natural contra impactos e lesões articulares. Um outro aspecto interessante é que tanto animais como seres humanos, para não engolir água acabam por respirar com mais potência que o fariam em terra firme, expelindo todo o gás carbônico produzido, aumentando com o tempo sua capacidade aeróbia.

Foto: Propriedade do autor

No caso dos cavalos o mais importante é que seja visto ou entendido como muito mais que uma simples tarefa de recuperação de lesões ou lazer (refrescar em dias de sol quente). A natação tem, pode e deve ser encarada como uma atividade complementar dos exercícios físicos diários e que séries podem ser montadas como um reforço muscular e respiratório.

Lembrando-se sempre que é importante tornar o trabalho prazeiroso para o animal vinculando esta ação a freqüência e a recompensas.

Paciência é a palavra chave, pois o processo exige suavidade, facilidade e calma. A água fornece flutuabilidade e esta propriedade ajuda muito. Segundo DEB WILLIANS, treinadora e Gerente da Underwater Treadmill System; "Quando o animal distribui seu peso, nadando ou caminhando, não sente dor, já que não estão expostos a comoção e pressão de seu peso nas articulações, não encontramos contra indicação com o processo de hidroterapia".

Foto: Propriedade do autor

O animal depois de adaptado, com horas de natação, pelo menos com 15 minutos diários de caminhada, ele pode passar para outros tipos de exercício como por exemplo;

01) A cada volta entrar e sair da água forçando a subida e a descida da rampa de entrada.

02) Usar pesos tanto nas mãos (patas anteriores) como nos pés (patas posteriores). Neste dia podemos fazer uso de flutuadores (mergulho) na região lombar facilitando as pedaladas subaquáticas e protegendo esta região. Os pesos podem variar de 1 a 5 kg por pata, podendo usar este artifício de variação caso seja percebido uma diferença de diâmetro muscular em exame com o paquímetro antropométrico. Ex.: 1 Kg na mão direita, pés esquerdo e direito e o trabalho compensatório de 2 Kg na mão esquerda.

03) Caso a piscina ou lago tenha uma largura igual ou maior que o corpo do animal, podemos caminhar com o cavalo e após 10 metros, fazer uma inversão de direção, fazendo ele caminhar no contra fluxo por mais 10 metros, repetindo esta operação 5 ou 6 vezes, sempre observando se o animal está aquecido para este tipo de exercício.

04) Em caso da piscina ter duas retas e duas curvas, podemos trabalhar um aeróbico intervalado em movimento. Sendo uma curva e uma reta de forma lenta e uma curva e uma reta oposta bem mais velozes.

Foto: Propriedade do autor

05) Pode-se trabalhar o animal de forma intervalada com uma série de treinamento de 1:2 ou seja para cada tempo teremos dois tempos de intervalo. Ex.: Trabalho de 1 minuto com 2 minutos de intervalo. Fundamental que o cavalo no trabalho atinja uma taxa de batimento cardíaco de 180 bpm e uma taxa respiratória de 50 a 60 movimentos por minuto. Esta série tem fundamentação anaeróbica.

06) O mesmo exemplo acima pode ser efetivado para uma competência aeróbica, com um intervalado de 1:0,5 ou seja para 1 minuto de exercício teremos 30 segundos de intervalo. Procurando seguir com as mesmas taxas fisiológicas. Por ora vamos ficando por aqui, semana que vem leiam a segunda parte deste artigo sobre a natação ajudando na performance do cavalo atleta. Até semana que vem!

FONTE: Resumo técnico pertencente ao arquivo do blog: www.medvetsport.blogspot.com destinado a pesquisa, estudo e debate da Fisiologia do Exercício do Cavalo Atleta. Protegido pela Lei 9.610 – Direitos Autorais. Todos os artigos e imagens possuem a citação das fontes.

Compartilhe

 

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Banner
Banner