Um dos destaques da reunião de Domingo, 4 de Agosto, no Hipódromo uruguaio de Maroñas, o importante Clássico Ensayo 2013 (G.III – aproximadamente R$ 54,3 mil, sendo R$ 32,6 mil ao ganhador) – para machos de 3 anos –, foi vencido pelo talentoso Um Ponteiro (3.Pioneering e Ponta D'Areia por Stuka), potro criado por seu proprietário, o HARAS NAHUEL. Sob competente orientação de Carlos S.Méndez – que substituiu Luís F.Rosas com absoluta competência –, este brilhante filho de Pioneering (USA) soube ensinar o caminho aos seus dez adversários. Líder desde o pulo de partida, Um Ponteiro praticamente não foi incomodado durante o percurso, cruzando o disco com pouco menos de 2 corpos de vantagem sobre o segundo colocado, Falopero (URU). Brilhantemente preparado, no modelar CENTRO DE ENTRENAMIENTO HÍPICO PUNTA DEL ESTE (CEPE), pelo qualificado José P.Garcia, o vencedor, Um Ponteiro, líder entre os machos nascidos em 2010, assinalou o tempo de 1m29s48s.
DEMAIS BRASILEIROS: Esta carreira também contou com as presenças de Kimolesa (3.Molengão e Innocent Fantasy por Vettori), de criação do HARAS INTERNACIONAL e propriedade do Stud Mangueira; Grand Salute (2.Salute The Sarge e Espetáculo por Soberbo), criado pelo BGC Thoroughbred Stud; Sweat Mon (2.Christine's Outlaw e Sweat Shop por Fast Gold), de criação do Haras Cruz de Pedra e propriedade do Stud Morotin; Regal Zeus (3.Holzmeister e Makenji por Pátio de Naranjos), criado pela Coudelaria Monte Parnaso; e Please Out (3.Pioneering e Boana por Goofalik), de criação do Haras Cordilheira do Sul. Montado por Esteban F.Lazo, o pupilo de Jorge da Luz, Kimolesa, praticamente largou e chegou em elogiável terceiro lugar, a pouco mais de 3 corpos do “Winner’s Circle”. Eleito favorito pelo público apostador, o comandado de José M.Silva, Grand Salute, ficou devendo um melhor resultado. Evoluindo na hora da verdade, o neto de Soberbo ficou a 4 corpos do sucesso ao ultrapassar o espelho na quarta posição. O pilotado de David Gaier, Sweat Mon, que esmoreceu após permanecer em segundo no começo da disputa, ultrapassou o espelho no quinto posto, 5 corpos e meio distante de seu objetivo. O pupilo de Júlio M.Gularte, Regal Zeus, que recebeu direção de Héctor F.Lazo, não conseguiu passar de uma modesta sexta colocação, a pouco mais de 6 corpos de sua meta. Já o conduzido de Júlio C.Méndez, Please Out, sem animar em momento algum da prova, cruzou o disco no décimo e penúltimo posto. Pouco menos de 22 corpos de diferença afastaram-no do troféu.
Não temos dúvidas que Um Ponteiro será forte candidato ao sucesso no Gran Prêmio Polla de Potrillos (G.I), que abrirá, no mês de Setembro, a Tríplice Coroa do Uruguai. Também são esperadas boas performances de Kimolesa, Grand Salute e Sweat Mon. Nos casos de Regal Zeus e Please Out, acreditamos que estes melhorarão de rendimento quando enfrentarem turmas mais acessíveis.
FOTO: Hipódromo de Maroñas
UM PONTEIRO
Assista a vitória de UM PONTEIRO e os desempenhos dos
outros produtos verde-amarelos no Clássico Ensayo 2013 (G.III)
| < Anterior | Próximo > |
|---|










